terça-feira, 23 de março de 2010

Biografia de Carl Wihelm Scheele __ por Zhao n.33


Carl Wilhelm Scheele [imagem ao lado] nasceu em Stralsund (capital de Pomerânia, hoje Alemanha, na época pertencia à Suécia) em 9 de dezembro de 1742 e faleceu em Köping em 21 de maio de 1786. Era um químico farmacêutico, além de ser um dos principais descobridores de novos compostos e elementos químicos no século XVIII.

Carl trabalhou em Estocolmo como farmacêutico, quando mudou-se para Uppsala, aos 28 anos. Publicou seu primeiro trabalho científico, sobre o isolamento do ácido tartárico e descobriu o oxigênio dois anos antes de Joseph Priestle.

O sueco descobriu independentemente oamoníaco e o cloreto de hidrogênio, além de cloro (1774), do hidrogênio, do manganês e alguns compostos, do molibdênio, do tungstênio e do hidróxido de bário.

Em 1775, foi eleito para a Academia Real de Ciências de Estocolmo, mudou-se para Köping, onde adquiriu uma farmácia e continuou suas pesquisas químicas. Descobriu a glicerina e foi o pioneiro na preparação artificial de muitos compostos tais como o ácido tartárico, o arsênio, o sulfeto de hidrogênio, e de um composto orgânico, o ácido oxálico, e os ácidos sulfídrico, cianídrico e fluorídrico, todos tóxicos.

Em 1777, publicou seu único livro, Abhandlung von der Luft und dem Feuer ["Tratado Químico sobre Ar e Fogo"], em que desenvolveu a teoria segundo a qual a atmosfera é composta de dois gases: um propagador da combustão [o oxigênio], e um segundo, abafador, [o nitrogênio].

Como muitos químicos da sua época,teve uma morte prematura, pois Scheele trabalhou frequentemente sob condições difíceis e perigosas. A sua morte foi devida a queda de um vidro contendo solução de ácido cianídrico (HCN), substância que ele mesmo descobriu e que ainda hoje é usada para casos de pena de morte nos estados americanos do Norte.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/KarlWilS.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Wilhelm_Scheele



Autoria de Zhao n.33 8F

0 comentários: